Sem categoria

Como Realizar um Inventário Extrajudicial?

A realização de um inventário extrajudicial pode ser um processo mais rápido e menos burocrático. Confira o passo a passo para entender como funciona:

  1. Consenso entre os Herdeiros: Todos os herdeiros devem estar de acordo com a divisão dos bens e serem maiores e capazes.
  2. Ausência de Testamento: Não deve haver testamento deixado pelo falecido. Caso contrário, o processo deve ser judicial.
  3. Escolha do Tabelionato de Notas: Os herdeiros devem escolher um tabelionato de notas onde será lavrada a escritura de inventário.
  4. Documentação: Reúna todos os documentos necessários, como certidão de óbito, documentos pessoais dos herdeiros, certidões negativas de débitos, entre outros.
  5. Nomeação de um Advogado: É indispensável a presença de um advogado para orientar e acompanhar todo o processo. Ele pode ser um para todos os herdeiros ou um para cada um.
  6. Lavratura da Escritura: Com toda a documentação em ordem, a escritura de inventário é lavrada no cartório.
  7. Registro dos Bens: Após a lavratura, os bens imóveis devem ser registrados nos respectivos cartórios de registro de imóveis.

Ficou com dúvidas? Nosso escritório de advocacia está pronto para ajudar você em cada etapa do inventário extrajudicial. Entre em contato conosco para mais informações!

 

📞 (45) 99972-7386

🌐 www.albrechtadvocacia.com.br

📍 Av. Marechal Cândido Rondon, 130, centro, Céu Azul-PR

📍Rua Pedro Álvares Cabral, 225, 1.º andar, centro, Matelândia-PR

 

#Advocacia #Inventário #DireitoSucessório #InventárioExtrajudicial #Herança #Advogado